Um dos principais objetivos do evento é fortalecer a legislação sobre a presença da mulher nas diversas estruturas de poder
As mulheres querem igualdade nos espaços de poder e de tomada de decisão e vão reafirmar isso com todas as letras durante o Seminário: “Elas Querem Igualdade nos Espaços de Poder”, a ser realizado na próxima quarta-feira (20/03), das 13h30 às 18h15, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
Organizado pela Secretaria de Mulher da Câmara dos Deputados em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil – Brasília, o Seminário vai reunir lideranças dos setores públicos e privados, além da sociedade civil para discutir, principalmente, mudanças na legislação brasileira, de forma a assegurar a paridade, ou seja, os 50% de participação das mulheres na vida política do país.
Para tanto, é urgente promover mudanças nas leis que tratam das eleições para o Congresso Nacional, Assembleias Legislativas, Câmara de Vereadores e para o Poder Executivo, assim como avançar nas normas que regem as indicações para as diversas instâncias do Poder Judiciário.
Para abertura do evento, já estão confirmadas as presenças de deputadas federais e senadoras, vice-governadoras, juízas, desembargadoras, pesquisadoras, bem como empresárias, servidoras públicas, profissionais liberais e lideranças de coletivos de mulheres.
A despeito das mulheres representarem 53% da população brasileira e 52,65% do eleitorado em 2022, elas ainda são minoria nos diversos espaços do Poder Legislativo. Nas últimas eleições para o Congresso Nacional, por exemplo, foram eleitas 91 deputadas federais, o que significa 17,7% das cadeiras da Câmara dos Deputados. Já no Senado Federal, a atual legislatura tem menos parlamentares em relação a 2019. Somente quatro senadoras foram eleitas em 2022. Somando as sete que têm mandato até 2027 e as quatro suplentes empossadas são 15 senadoras, dentre os 81 parlamentares.
“Pula pra 50%”
O evento integra as atividades do “Pula pra 50%”, movimento criado pelo Grupo Mulheres do Brasil, durante as eleições de 2022 em todo país, para defender o aumento da representação feminina na política e mudanças na legislação eleitoral, com vistas à paridade entre homens e mulheres.
Um pouco da história
O Grupo Mulheres do Brasil, em âmbito nacional, foi criado em 2013 por mulheres de diferentes segmentos com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país. É presidido pela empresária Luiza Helena Trajano e tem mais de 123 mil participantes em todo país e no exterior.
No Distrito Federal, o Grupo Mulheres do Brasil – Brasília existe desde 2017. Sua atuação tem sido crescente e está voltada para várias frentes, fazendo a diferença na vida de milhares de mulheres e de suas famílias. Dentre as principais atividades, está o acompanhamento de medidas legislativas e de políticas públicas voltadas às mulheres em âmbito federal, o enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher, o estímulo ao seu empoderamento social e econômico, bem como a luta pela ampliação do acesso de mulheres e meninas às políticas de saúde, educação e emprego e outros direitos fundamentais garantidos pela Constituição.
Programação
13h30 às 14h: Credenciamento
14h10 às 14h50 – Abertura
Apresentação do Grupo Mulheres do Brasil -GBM (Janete Vaz- presidente do Conselho do GBM – Brasília)
Luiza Helena Trajano (presidente nacional do Grupo Mulheres do Brasil)
Deputada Benedita da Silva (Coordenadora-geral da bancada feminina)
Deputada Soraya Santos (Procuradora da Mulher Câmara dos Deputados)
15h às 15h45: Painel 1: Mulheres nos espaços de poder: dados e estatísticas
Profa. Dra. Giovana Perlin (UnB)
Profa. Dra. Laura Angélica (PUCMinas)
Mediadora: Sheila D’Amorim (GBM Brasília )
15h50 às 17h30: Painel 2: Mulheres no poder: obstáculos e desafios
Senadora Leila Barros (DF)
Vice-Governadora Priscila Krause (PE)
Juíza Auxiliar Dra. Alcioni Escobar da Costa Alvim (CNJ)
Desembargadora Daniele Maranhão (TRF1)
Embaixadora Irene Vida Gala (MRE – AMDB)
Mediadora: Maria Augusta Rost (GBM Brasília )
17:45 – Encerramento
Janete Vaz (GBM – Brasília)
Serviço
Seminário: “Elas Querem Igualdade nos Espaços de Poder”
Dia: 20/03/2024
Horário: 13h30
Local: Auditório Nereu Ramos – Câmara dos Deputados
Faça a sua inscrição gratuita por meio do link:
https://www.sympla.com.br/evento/seminario-elas-querem-igualdade-nos-espacos-de-poder/2357954
https://www.instagram.com/grupomulheresdobrasildf/
O encontro será híbrido (transmitido ao vivo pelo canal da Câmara no Youtube):
https://www.youtube.com/results?search_query=c%C3%A2mara+dos+dep%C3%BAtados+ao+vivo+
Informações/ imprensa: Lúcia Muniz – 61 98228-0444 e/ou Marcela Sousa – 61 982834008