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Quer conhecer alguns dos brechós de luxo de Brasília?

Comprar peças second-hand também mostra como a moda pode ser cíclica e atemporal


Falar ou pensar em adquirir peças de segunda mão era considerado algo estranho e visto com maus olhos e muitas eram as razões alegadas para evitar esse tipo de compra, tais como a qualidade das peças usadas ou até a ‘energia’ dos donos anteriores.

Esse olhar já é considerado ultrapassado, e hoje, e a cada dia que passa, a moda circular vem sendo vista de outra maneira pelos brasileiros. Agora, garimpar peças incríveis em brechós é considerado chic, moderno e ainda por cima, sustentável. Comprar peças second-hand também mostra como a moda pode ser cíclica e atemporal, já que uma peça bem conservada de muitos anos vira preciosidade vintage e elegante. Iris Apfel em sua grandiosidade, nos mostrava a importância de apostar no upcycling.

Até mesmo na moda de luxo, onde a possibilidade de ter qualquer acessório de uma marca icônica é muito mais fácil e rápida, há espaço para o second-hand: para abrir espaço no armário, muitas fashionistas se desapegam dos seus itens grifados. E abrir o coração para a moda circular pode siginificar muitas vezes a realização de um sonho de consumo – porque sim, eles também são importantes.

Apaixonada por moda desde sempre e mesmo com acesso às últimas novidades das grandes maisons, a empresária Gabriella Constantino já havia se atentado para a importância de se consumir second-hand:

“É de extrema importância se debater sobre upcycling, pois a indústria da moda é a segunda mais poluidora do mundo. A crise climática está cada vez mais urgente, portanto não só as indústrias precisam se adaptar e aderir à práticas ambientalmente corretas, ao mesmo passo que o consumidor também precisa adaptar a sua forma de comprar e buscar formas mais sustentáveis que atendam às suas necessidades de consumo. Neste sentido, o second hand se mostra o caminho para as pessoas consumirem de forma mais consciente e sustentável”, afirma Gabriella.

E foi com esse olhar que a empresária fundou aqui na cidade o Pretty New, um dos primeiros brechós de luxo da capital. Mas já existem outros espaços destinados à compra consciente de second-hand de luxo. Quer conhecer?

O Pretty New foi um dos precursores do upcycling aqui da cidade, graças ao olhar visionário de Gabriella Constantino, que ainda em 2014, já se atentava para a importância da moda circular. A empresária conta que encontrou no second hand a oportunidade de unir Moda, uma de suas grandes paixões, com propósito e sustentabilidade.

Para além da compra de bolsas e sapatos de marcas incríveis como Hermès, Chanel e Saint Laurent, Gabriella também abre espaço para achados de marcas nacionais e busca promover experiências no Pretty New: uma delas é o PN Experience, que acontece semestralmente, trazendo formadores de opinião do ramo da moda de todo o Brasil para agregar aos clientes. E recentemente, o fashionista Rodrigo Trussardi trouxe seu projeto ‘Archives’ para o espaço.

Pretty New (@prettynew)

Hoje, o Pretty New está consolidado aqui na cidade em espaço privilegiado na QI 03 do Lago Sul, mas agora, também conta com lojas físicas em São Paulo e Rio de Janeiro, além do e-commerce que envia para todo o Brasil.

Comadres (@comadres)

Muito além de uma referência para os adoradores de marcas de luxo, o Comadres também se considera uma narrativa marcante de resiliência, determinação e autenticidade. A loja foi criada pelas irmãs Tatiana e Thaís Rodrigues graças ao desejo de Tatiana em apoiar a irmã, que vinha enfrentando momentos delicados de saúde.

Thaís acabou falecendo tempos depois em razão de uma leucemia, e embora abalada, Tatiana seguiu firme no negócio. Ela mergulhou no mundo das peças e bolsas de luxo, e buscou por maneiras de estudar e identificar artigos genuínos das marcas, com foco na moda circular.

De uma sobreloja na 214 Norte, hoje, a Comadres atende em espaço no shopping Liberty Mall, oferecendo uma seleção criteriosa com autenticidade garantida das peças aos clientes.

Uma Vez Mais (@umavezmaisbrechoboutique)

O ‘Uma Vez Mais’ se tornou realidade em 2020, mas já era o sonho de Georgia Lorenzo desde 2014, quando ela foi junto da filha acompanhar o marido em missão de trabalho na capital francesa. A empresária já era formada em Comunicação Social, especialista em Relações Públicas e também uma grande apaixonada por Moda, logo, estar em Paris era a oportunidade perfeita.

Foi durante essa viagem que Georgia se deu conta da importância da moda circular: durante os seus passeios e estudos, via nas vitrines francesas artigos de marcas icônicas com preços mais em conta, permitindo a aquisição de algo desejado com grande respeito ao meio ambiente.

Depois de dois anos, Georgia e a família regressaram ao Brasil e ela deu início ao projeto da loja, que começou aos pouquinhos dentro da própria casa da empresária. Em pouco tempo o negócio cresceu, e surgiu a necessidade de um espaço maior. Hoje, a loja funciona desde 2020 em um espaço comercial na W3 Sul. O atendimento no espaço é feito somente com horário marcado para garantir total atenção e exclusividade na recepção dos clientes, mas também é possível comprar on-line no site da Uma Vez Mais.

“Um dos nossos principais objetivos no UVM é empoderar nossas clientes, possibilitando que elas realizem seus sonhos a um custo acessível. Nós buscamos desmistificar o luxo, trazendo-o para um patamar mais viável para todos, e mostrando como a qualidade desses produtos compensa o investimento tanto no aspecto de satisfação pessoal e de projeção profissional, quanto no financeiro”, conta Georgia.

Retiqueta (@retiqueta)

A Retiqueta é um projeto gerenciado pelas empresárias Gisele Barrozo e Maria da Graça Miziara, ambas com grande experiência em moda. Gisele é a fundadora e se dedica ao tema com olhar voltado para a sustentabilidade e economia circular desde 2017, e também e proprietária do ateliê Las Costureras, especializado em reformas e consertos.

Já Maria da Graça tem uma longa carreira no mundo da moda, atuando há mais de 30 anos tanto como franqueada, gestora e relações públicas de diversas marcas. Hoje, ela também gerencia a loja Salve Rainha de vestuário feminino. Na Retiqueta, Maria da Graça atua como curadora, stylist e consultora online. A Retiqueta possui loja conceito na QI 13 do Lago Sul, e também entrega para todo o Brasil. Além disso, elas emitem certificado de qualidade para todos os itens comprados no espaço.