Menu

Quadras do Riacho Fundo ganham novas calçadas

Com investimento de R$ 1,5 milhão, foram construídas novos passeios para facilitar a locomoção de pedestres, deficientes visuais, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida


O Governo do Distrito Federal (GDF) está realizando diversas obras para garantir acessibilidade aos cidadãos do DF. Nas regiões administrativas do Riacho Fundo e Riacho Fundo II, quase 10 km de novas calçadas estão sendo entregues nas cidades, facilitando assim a locomoção de pedestres e pessoas com dificuldade de locomoção. As obras contam com um investimento de R$ 1,5 milhão.

No Riacho Fundo, as obras estão, atualmente, concentradas na quadra comercial, em frente à CLS 4 e 6. A calçada anterior, que estava deteriorada, foi removida e uma nova está sendo construída.

“É um trabalho conjunto com a Novacap, atendendo a uma demanda dos moradores, especialmente das pessoas com dificuldades de locomoção, e era uma prioridade da administração. Além disso, vamos regularizar as entradas do estacionamento em frente ao comércio, pois, atualmente, existem sete entradas no local, e queremos organizá-las com pelo menos uma entrada e uma saída”, afirma o administrador regional, Fernando Siqueira.

Na QN 1, uma grande parte da quadra não tinha calçamento, e os moradores percorriam um trecho pela terra. O aposentado José de Alencar, 72 anos, relembra o problema e comemora o novo passeio. “Aqui só tinha terra mesmo; caminhávamos pela pista. Agora ficou muito bom, e acredito que ainda vai melhorar mais”, destaca Alencar. Na RA, serão construídos 7,9 km de novas calçadas.

No Riacho Fundo II, um longo trecho de calçada já foi construído entre as quadras QN 7 até a QN 12 e está recebendo uma nova pavimentação. No momento, as obras englobam as quadras QC 1 até a QC 6, com cerca de 1,5 km passando por renovação.

Administradora regional do Riacho Fundo II, Ana Maria da Silva destaca que, em breve, toda a avenida principal da cidade contará com passeios novos. “Fomos muito cobrados pela comunidade. Agora, com esse novo trecho, a cidade fica mais transitável, organizada e até mais bonita, sem falar na acessibilidade com rampas para as pessoas idosas ou com deficiência, que tinham dificuldades de caminhar pelos locais”, conta. Ana Maria ressalta que toda a obra alcançará toda a avenida. “Nosso próximo passo é continuar até a QS 6 até a QS 18, concluindo assim toda a Avenida Central”, completa a administradora.

A moradora da QC 2, Maria do Carmo, 62 anos, que já utilizava o passeio para se exercitar, elogia o novo caminho. “As calçadas estavam bem ruins e quebradas, devido às raízes das árvores. Ficaram muito boas; faço caminhadas nesse trecho, vou até o final dela e gostei muito”, comemora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *