Próximo ao nosso quadradinho, no coração do Cerrado brasileiro, encontram-se fascinantes destinos que atraem visitantes de todos os lugares
Formosa – a 83 km de Brasília
A cidade de Formosa é um mundo a ser desbravado pelos espíritos aventureiros: grutas, cachoeiras, quedas livres, trilhas e rampas de voo livre vão fazer você sentir um gostinho de adrenalina como nunca antes. Além disso, a cidade abriga sítios arqueológicos e recebe importantes festas religiosas ao longo do ano. Com economia baseada na agropecuária, o município tem grande potencial turístico e atrativos verdadeiramente impressionantes.
Além do Salto do Itiquira, o atrativo mais conhecido da região, o município possui outros achados maravilhosos de encher os olhos. Dessa vez descobrimos um verdadeiro pedaço do paraíso, ainda pouco explorado na região e que reserva belas paisagens. Trata-se dos incríveis Poços Verdes, um achado de tirar o fôlego e ideal para quem gosta de ter contato com a natureza. Os Poços Verdes ficam na Fazenda Bisnau Ecoturismo, no distrito de Bezerra (município de Formosa).
Como chegar: Vá em direção à saída para (Sobradinho) para pegar a BR-020, seguindo em direção à Formosa e continue pela BR-020.
Pirenópolis – a 150 km de Brasília
Entre as beldades de Goiânia e os burocratas de Brasília, surge Pirenópolis (ou só “Piri” para os mais íntimos). Com boa comida, pousadas de charme, compras espertas e um patrimônio arrebatador, não há como não deixar de se encantar com essa pequena joia do interior de Goiás. Tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1989, Pirenópolis é um registro da história de Goiás, que transpira nos casarões e construções antigas de seu Centro Histórico.
Além disso, a cidade é o berço do escultor goiano José Joaquim de Veiga Valle e dos cantores sertanejos Zezé di Camargo e Luciano (a casa onde eles cresceram ainda existe, nos arredores da cidade!). Vale intercalar os passeios pela cidade com visitas às cachoeiras e trilhas do Parque Estadual Serra dos Pireneus. A cidade, que recebe grandes festivais de gastronomia, literatura e cinema, e festas religiosas, é um dos destinos preferidos de fins de semana e feriados prolongados para os moradores de Goiânia e Brasília.
Como chegar: Pirenópolis fica a 150 km de Brasília, com acesso pela GO-431.
Vila Propício – a 194 km de Brasília
Conhecida por ter o segundo maior complexo de cavernas do Centro-Oeste, com mais de 50 cavernas e grutas que atraem turistas do Brasil e do mundo, a cidade de Vila Propício possui ainda outras belezas naturais.
Dentre as cavernas mais visitadas estão a Chico Pina, Cearense, Dois Irmãos, Três Marias e a da Samambaia. A cidade abriga ainda a Cachoeira Rio dos Patos e o incrível Lago Azul, de águas azuis e cristalinas, perfeito para banho e mergulho.
Como chegar: Vila Propício fica a 194 km de Brasília, com acesso pela BR-060, BR-153 e GO-338.
Alto Paraíso – a 246 km de Brasília
Destino com ares místicos e inúmeras belezas naturais, Alto Paraíso é uma das cidades mais significativas para o turismo de Goiás.
Abrigando a porta de entrada da Chapada dos Veadeiros, a cidade é célebre por sua vibe alternativa, que atrai muitos místicos: eles acreditam que as vibrações magnéticas do subsolo, geradas por uma grande placa de quartzo, sejam o motivo da cidade ser tão especial, recebendo visitas de alienígenas e fazendo da cidade um chacra do mundo.
Por lá, é fácil encontrar locais que oferecem terapias alternativas, como o reike. Além do esoterismo, Alto Paraíso conta com 120 cachoeiras catalogadas e outras riquezas naturais, que fazem da cidade um destino também procurado pelos fãs de aventuras e esportes radicais.
Como chegar: Alto Paraíso fica a 246 km de Brasília, com acesso pela BR-060 e BR0-10.