Menu

Abril Marrom: 80% das causas de deficiência visual podem ser prevenidas ou tratadas, segundo a OMS

Especialista alerta para os cuidados com a saúde ocular


O “Abril Marrom” é uma campanha de conscientização sobre a prevenção e tratamento de doenças relacionadas à visão, como a cegueira e outras condições oftalmológicas. Essa iniciativa ocorre todos os anos durante o mês de abril e tem o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde ocular. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de brasileiros com deficiência visual é de cerca de 6,5 milhões.

A campanha busca conscientizar a população sobre os riscos de diversas doenças que podem afetar a visão, como glaucoma, catarata, retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade, entre outras. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 80% das causas de deficiência visual podem ser prevenidas ou tratadas.

Segundo o oftalmologista Fernando Cresta, do CBV-Hospital de Olhos, o “Abril Marrom” também busca incentivar a realização de exames oftalmológicos regulares, especialmente entre os grupos de risco, como idosos, diabéticos e pessoas com histórico familiar de doenças oculares. “A iniciativa promove a conscientização sobre a importância de hábitos saudáveis, como evitar o tabagismo, ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente, para a prevenção de doenças relacionadas à visão”, explica o especialista.

O oftalmologista ressalta que a iniciativa é importante para conscientização sobre a prevenção e tratamento de doenças oculares. “É fundamental que as pessoas estejam atentas aos cuidados com a saúde dos olhos e realizem exames oftalmológicos regulares, a fim de preservar a qualidade de vida e prevenir a perda da visão”, afirma o médico.

E, além das consultas frequentes com especialistas, o médico do CBV-Hospital de Olhos ainda destaca alguns cuidados que devemos ter com nossa visão:

Evite coçar os olhos

Não use colírios sem indicação médica

Evite a exposição prolongada e sem pausa à aparelhos eletrônicos

Use sempre óculos de sol com proteção UV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *