Menu

Galaxie de Juscelino Kubischek passará por uma segunda reforma

A primeira aconteceu em 2010. Desta vez, os serviços pelo Exército serão concluídos até setembro


O Ford Galaxie 500, que pertenceu ao ex-presidente Juscelino Kubischek, passará a partir desta semana por uma reforma. Caberá aos mecânicos do 16° Batalhão Logístico do Exército fazer esta segunda revisão na história do veículo.

O carro de 1974 era utilizado por JK nos deslocamentos até a sua fazenda, na cidade goiana de Luziância. Estava em exposição na parte de trás do Memorial do ex-presidente, em Brasília. O trabalho de revisão deve estar concluído na segunda quinzena de setembro.

“A recuperação do Galaxie é um gesto simbólico. É um reconhecimento ao fundador da capital, a Brasília e à indústria automobilística brasileira, iniciada em 1960, na época do presidente JK”, comentou o vice-presidente do Memorial, Paulo Octávio.

Segundo o subtenente Olavo Mesquita, a nova recuperação vai focar na pintura da carroceria, nas revisões das partes mecânica e elétrica e nos reparos de tapeçaria, porque o veículo, mesmo no aquário, é constantemente exposto ao Sol.

“O Exército vai entrar com a mão de obra e as peças virão de colecionadores individuais e de associações de apaixonados por carros, como o Galaxie Club”, explicou o militar.

A primeira restauração do Galaxie feita pelo 16° Batalhão Logístico do Exército ocorreu em 2010. A reforma do carro foi mais ampla e demorou três meses. O veículo retornou ao espaço de exibição em 12 de setembro, data que marcou os 108 anos de nascimento de JK.

O veículo teve todas as peças restauradas, pois estava com motor, chassi e carroceria bastante danificados.

O carro tem um motor V8 de 4.800 cilindradas. O Galaxie começou a ser fabricado pela Ford no Brasil em 1967. O modelo deixou de ser fabricado pela montadora em 1983.

Quem normalmente dirigia o Galaxie eram os primos, Carlos Murilo e Ildeu de Oliveira. JK cochilava ficar no banco traseiro. Na restauração de 2010, os militares encontraram o descanso de braço do banco traseiro no porta-malas. A retirada do acessório servia para dar mais espaço a JK durante os trajetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *