Menu

Dia do Chocolate: Conheça produtores e apreciadores do alimento derivado do ‘Fruto dos Deuses’, no DF

Data é celebrada nesta sexta-feira (7)


O Dia do Chocolate é comemorado nesta sexta-feira (7) no Brasil. O alimento derivado da amêndoa fermentada e torrada do cacau é consumido no mundo inteiro e de diversas maneiras.

Na antiguidade, o fruto do cacaueiro recebeu o nome de “Fruto dos Deuses”, mesmo antes da invenção do chocolate como conhecemos hoje. O cacau era usado na preparação de bebidas semelhantes ao café, que eram usadas como oferenda aos deuses.

A fabricação

O casal de empresários, Adriana Labarrère e Leandro Isaías, de 32 anos, mora na região de Águas Claras, no Distrito Federal. Eles fabricam chocolates desde 2016. Tudo começou em uma viagem de férias ao sul da Bahia. Durante o caminho, eles viram amêndoas de cacau secando à beira da estrada e ficaram encantados com produtos locais feitos com a iguaria.

Na volta para casa, Adriana e Leandro trouxeram na bagagem uma amostra de cacau comprada em uma feira. A partir daí, começaram as descobertas e a confecção das primeiras barras de chocolate.

”Desnecessário dizer que nossas primeiras produções ficaram horríveis, mas levaram a pesquisas, cursos, testes e aprendizado. Afinal, se alguém conseguia fazer, por que não nós?”, conta Adriana.
Apesar do “fracasso” inicial, o casal não desistiu. O que começou como simples passatempo e curiosidade, transformou-se em uma grande paixão e um bom negócio.

Eles passaram a visitar fazendas de cacau, experimentaram a fruta no pé e entraram na mata, dentro das plantações. “Sempre fomos apaixonados por chocolate, e fomos descobrindo, pouco a pouco, que a história e a alquimia do chocolate ia muito além do que podíamos imaginar”, diz a empresária.

Adriana e Leandro em uma de suas visitas as plantações de Cacau — Foto: LaBarr Chocolate de Origem

Atualmente, Adriana e Leandro têm uma marca de chocolate que é vendida no Brasil e no exterior. Eles fazem todo o processo de produção manualmente – desde a torra e o descasque das amêndoas, até o refino em moinho de pedra, conchagem, temperagem e a embalagem final do produto.

A ‘LaBarr Chocolate de Origem’, empresa de Brasília que surgiu de um hobby, já conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais:

Bean to bar Brasil, 2018 em São Paulo;
NW Chocolate festival, 2018 em Seattle/Washington;
Academy of Chocolate, 2019 em Londres/Inglaterra;
Bean to bar Brasil, 2020 em São Paulo;
Academy of Chocolate, 2021 em Londres/Inglaterra;
Bean to bar Brasil, 2022 em São Paulo.

Para que o chocolate seja bom as sementes do cacau precisam estar em boa qualidade — Foto: LaBarr Chocolate de Origem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *