Menu

Sorteio de prêmios, shows e serviços públicos para celebrar o Dia do Gari

Evento, na próxima terça (16), terá uma série de atrações especiais, como shows, sorteios e prestações de serviço; data foi instituída como ponto facultativo no ano passado


São eles que trabalham para manter a limpeza das cidades e preservar o meio ambiente, evitando o acúmulo de lixo em áreas públicas. A importância dos garis para a sociedade será celebrada em um evento planejado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), na próxima terça-feira (16), considerado o Dia do Gari. A festa será no Distrito de Limpeza Norte, próximo ao Noroeste, das 8h às 13h.

A limpeza da cidade passa por eles: os garis terão uma programação especial para celebrar o dia da categoria, com sorteio de prêmios, shows e atendimento oferecido por órgãos públicos | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília
‌A programação terá lanche especial, música ao vivo, sorteio de prêmios, show de talentos com premiação, serviços de saúde como aferição de pressão e medição de glicose, emissão de documentos com o Na Hora, atendimentos da Carreta da Mulher, vacinação contra a gripe e a covid-19, massagem, acolhimento psicológico, orientações jurídicas, serviços de beleza, e mais.

‌Nesta terça-feira (9), foi realizada uma convocação das equipes para o evento, no Núcleo de Limpeza Urbana de Taguatinga. “Convidamos a todos os trabalhadores da limpeza urbana a comparecem no evento. Será um dia festivo, de reconhecimento da categoria”, comenta o subcoordenador regional oeste do SLU, Everaldo Araújo.

O subcoordenador regional oeste do SLU, Everaldo Araújo, convidou, nesta terça (9), todos os trabalhadores da limpeza urbana para a comemoração do Dia do Gari | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Para o diretor do Sindicato de Limpeza Urbana Terceirizada de Brasília (Sindlurb), Raimundo Nonato, “a categoria de limpeza urbana é uma das principais que existem no mundo, não só no país”. Ele destaca o papel dos trabalhadores na promoção de saúde pública. “Se a gente não varrer, fazer a coleta, a cidade fica suja, enche de bicho e inseto, e gera doenças. Por isso, é necessário que todos participem do evento”.

 

‌Nonato acrescenta que haverá transporte do pessoal para o local do evento. “O trabalhador não precisa se preocupar com dinheiro de passagem, horário, porque a empresa vai arcar com o custo.”

‌A gari Stephane Cordeiro, 35 anos, já incluiu a festa na lista de compromissos. Moradora do Recanto das Emas, ela conta que se sente valorizada com a iniciativa e deixa um recado para a população: “O gari é importante para a organização e limpeza da cidade. Mas precisamos que todos nos ajudem, que conservem a cidade, sem jogar lixo no chão”.

Leia também

SLU promove Dia Sem Lixo para conscientizar população

Antigo lixão em Samambaia agora está de cara nova
‌Há mais de três décadas na profissão, o motorista de caminhão do SLU Marco Túlio Ferreira, 57, conta que o evento será uma oportunidade de interação entre colegas de trabalho. “Aqui, somos uma família, estamos todos unidos, não há diferença entre motorista, gari…”, diz. “O dia 16 não será um dia de ficar em casa. Temos que comemorar!”, conclui.

‌Cidadania

O Dia do Gari foi instituído como ponto facultativo para a categoria no ano passado, por meio de decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha. A data também é considerada o Dia Sem Lixo, tendo em vista que estarão de folga os trabalhadores que cuidam da limpeza das cidades, seja na varrição, nos caminhões de coleta de lixo ou no apoio aos serviços.

‌“Em todo o Distrito Federal, não haverá o recolhimento de resíduos e a população deverá fazer a sua parte: não sujar a cidade e não depositar o lixo fora de casa”, ressalta o presidente do SLU, Silvio Vieira. Mais de 5 mil pessoas atuam diariamente na varrição, coleta e apoio à limpeza das 35 regiões administrativas do DF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *